Nesta sexta-feira (21/02), uma operação policial meticulosamente planejada e executada, envolvendo a Polícia Civil (PCPR) – 20ª Delegacia Regional de Loanda, a Delegacia De Homicídios de Foz do Iguaçu, 6ª SDP de Foz do Iguaçu – e a Polícia Nacional do Paraguai, com atuação Comando Tripartite, na pessoa do Comissário Carlos Dure, diretor da referida unidade no Paraguai, resultou na prisão de um homem de 32 anos, que estava foragido há mais de um ano. A captura, realizada no Paraguai, representa um importante golpe contra o crime organizado e demonstra a efetividade da cooperação policial internacional.
O preso, considerado de alta periculosidade, era o principal responsável pelo abastecimento e fornecimento de drogas em 13 cidades estratégicas nas regiões de Maringá e Paranavaí, no Paraná, e em cidades do estado de São Paulo. Sua especialidade era a distribuição de cocaína de alta qualidade, proveniente diretamente da Bolívia, o que evidenciava sua conexão com o narcotráfico internacional. O preso também distribuía maconha para diversas estados do Brasil, sendo que o transporte era feito por meio de “mulas”, as quais transportavam a droga em bagagem de mão, utilizando ônibus de linha para fazer o transporte.
Além disso, o criminoso é suspeito de ser membro e liderança de uma de uma facção criminosa com atuação em todo o território nacional, o que aumentava sua periculosidade e a complexidade da operação.
O mandado de prisão que proporcionou a prisão do investigado é fruto de investigações da Polícia Civil do Paraná, através da DENARC DE MARINGÁ, em parceira com o 4º BATALHÃO DA POLICIA MILITAR, onde o preso foi indiciado pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o mesmo crime, após a prisão de 4 pessoas e apreensão de mais oitenta quilos de maconha nas cidades de Maringá-PR e Cambará-PR.
A prisão ocorreu, após a Delegacia de Loanda-PR receber informações cruciais da localização do investigado, em ação conjunta com a equipe da Delegacia De Homicídios de Foz do Iguaçu, em parceria e integração com Polícia Nacional do Paraguai, sob a égide do Comando Tripartite, conseguiram lograr êxito em localizar e capturar o foragido em território estrangeiro, demonstrando a importância da integração entre as polícias para combater o crime organizado.
Com essa ação PCPR reafirma seu compromisso em combater o crime organizado e garantir a segurança da população.